Aprenda como consertar erros estranhos e limpar seu PC

24/08/2011 19:17

Aprenda como consertar erros estranhos e limpar seu PC

Publicado por Redação em 09/11/10 às 15h31

Seu guia Simon Arblaster diz: “seu computador pode estar lento por diversas razões. Que tal usar um programa completo para devolver-lhe a ′saúde′ perdida?”

Por Simon Arblaster,
Publicado originalmente na Revista Oficial do Windows #33

Na maior parte do tempo, nossos computadores fi cam lentos porque o registro acaba se fragmentando e requerendo uma faxina. Editar o Registro do Windows não é tarefa para leigos, pois qualquer alteração incorreta pode corromper o sistema – o que é muito, muito ruim. Mas com um programa dedicado à edição de Registro, você pode fi car tranquilo.

Vamos ensinar a corrigir problemas desconhecidos com uma limpeza do Registro feita pelo jv16 PowerTools 2010. Há muitos programas de limpeza do Registro no mercado, e é difícil saber em qual confi ar, mas este consegue ser mais preciso do que outros softwares do gênero – além de ser bem fácil de usar.

Passo a Passo | Uma bela faxina com o jv16 PowerTools

Img 1

1. Instalação
Baixe o jv16 PowerTools e instale-o. Aparecerá uma série de telas que o ajudarão a selecionar suas confi gurações. Não se preocupe caso precise alterar essas informações posteriormente, pois isso pode ser feito no menu Settings.

Img 2

2. Registre-se
Para destravar a versão completa do jv16 PowerTools 2010, visite essa página. Haverá um arquivo a baixar. Para instalá-lo, navegue até a opção License Information no menu Help e pressione o botão Autofind a new license.

Img 3

3. Backups
Depois de instalar, o programa faz a primeira análise automaticamente. No menu Settings, você encontrará a opção Backups. A confi guração-padrão pergunta se você gostaria de criar um backup. Meu conselho é escolher a primeira opção para que os backups sejam feitos automaticamente.

4. Restaure
Ao completar qualquer das funções, você é informado de que um backup está em curso. Acesse a opção Backups para ver a lista dos que foram feitos pelo PowerTools. Para restaurar confi gurações, selecione a entrada desejada e clique em Restore.

Img 5

5. Limpe
Como a maioria dos problemas de desempenho do sistema deriva do Registro, selecione o Registry Cleaner. A tela seguinte dá a opção de selecionar o nível em que o Registro será limpo. A confi guração-padrão é normal e é perfeita para limpar a maioria das entradas sem risco de problemas.

Img 6

6. Relatório e resumo
da análise Ao fim da análise, aparecerá o Scan Report. O resumo mostrado no início não oferece grande informação visual, exceto para indicar que seu sistema está saudável, o que seria de esperar neste momento. Clique nas opções à esquerda para ter mais informações, especialmente em Found errors. O gráfico de setores ajuda a mostrar o tipo de entrada no Registro que estava causando problemas.

Img 7

7. Conserte
Na tela de resultados, você pode reparar, deletar ou cancelar. O melhor é escolher Fix. Se o seu Windows for 64 bits, pode aparecer um “Windows error 5000”. De acordo com o fabricante, esse erro logo será corrigido e não representa risco para o sistema.

Img 8

8. Mais ferramentas
Depois de limpar seu Registro, dê uma olhada nos outros recursos. O jv16 PowerTools apresenta outros componentes que auxiliam a limpar seu sistema mais a fundo. As opções File Tools e Privacy Tools permitem liberar espaço em disco removendo arquivos indesejados da máquina.

 

Como funciona o modo de compatibilidade do windows7

O Windows, como sabemos, é um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados pelos usuários, além, claro, um dos mais compatíveis que existe.

Publicado em: 23 de agosto de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Rafaela Pozzebon

O Windows, como sabemos, é um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados pelos usuários, além, claro, um dos mais compatíveis que existe. Para quem faz uso do Windows somente para fins domésticos, dificilmente irá encontrar alguma incompatibilidade, no entanto, quem o usa no mercado corporativo pode ser que este problema acabe incomodando em algum momento, principalmente quando se trata de aplicações mais antigas.

Alguns usuários já devem ter enfrentado o problema de falta de compatibilidade, principalmente quando um programa mais antigo não pode ser executado em uma versão mais recente. Para quem já se deparou com isso, saiba que nem tudo está perdido, para isso existe o “Modo de Compatibilidade”.
Para quem não conhece esse recurso do Windows 7, acompanhe abaixo as opções de compatibilidade disponível:

1) Clique no botão direito do mouse sobre o aplicativo não compatível e siga até “Propriedades”. Após, abra onde diz “Compatibilidade”. Chegando lá você encontrará as opções abaixo:

  • Executar este programa em modo de compatibilidade: Esta opção precisa ser marcada caso o aplicativo que você rodar só funcione em uma única versão do Windows. Após marcar, escolha a versão do Windows que queira executar o aplicativo.
  • Executar em 256 cores: Um problema de compatibilidade pode ser no que diz respeito as cores. Alguns programas mais antigos não conseguem rodar nos atuais. Deste modo, clique na opção de 256 cores para conseguir acessar o aplicativo.
  • Desativar composição de área de trabalho: Para rodar um programa ou mesmo um jogo pesado talvez seja preciso desativar esta opção. Deste modo, faz com que o computador deixe de gastar com alguns efeitos e priorize simplesmente a execução do aplicativo em questão.
  • Desativar temas visuais: Com esta opção, o usuário pode desativar outros temas enquanto queira rodar algum aplicativo.
  • Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto: Com esta opção, é permitido que alguns textos sejam exibidos em alto DPI.
  • Executar este programa como administrador: Marcando esta opção o aplicativo em questão será executado com prioridade.


2) Agora é necessário marcar as opções que julgar preciso. Cada uma delas funciona de forma única, assim, marque somente uma ou todas opções. Também é possível fazer a configuração automática. Em termos ela faz o mesmo que foi descrito acima, porém baseada nas respostas de algumas perguntas. Acompanhe abaixo outras alternativas de compatibilizar um aplicativo ao sistema operacional desejado:
  • Clique com o botão direito sobre o aplicativo que não consegue ser aberto e após clique em “Solucionar problemas de compatibilidade”;
  • Após o próprio Windows irá analisar e ofertar algumas alternativas de compatibilidade. Clique então em “Tentar configurações recomendadas” e verifique se o problema ainda continua;
  • Caso o passo acima não tenha solucionado o problema clique novamente em “Solucionar problemas de programa”;
  • Agora, caso não tenha conseguido solucionar o problema, responda todas as perguntas feitas pelo assistente. Quando terminar, clique em “Iniciar o programa...”;
  • Se o problema de incompatibilidade foi resolvido clique agora em “Avançar”. Após, clique em “Sim, salvar essas configurações para o programa”;
  • No entanto, caso o problema não tenha sido solucionado, clique em “Não, tentar novamente utilizando configurações diferentes” e tente novamente.

Caso o problema persistir, infelizmente o caso não tem mais solução. Mas saiba que dificilmente não conseguirá compatibilizar com o seu Windows. Espero ter contribuído mais uma vez na solução de alguns probleminhas ocasionais.

 

Aprenda como resgatar os arquivos deletados

Publicado por Redação em 18/10/10 às 14h31

Seu guia Ricardo Caetano diz: “para evitar a tragédia de perder algo importante, você pode recorrer ao Recuva, programa grátis que varre seu HD para recuperar arquivos perdidos″.

Por Ricardo Caetano,
Publicado originalmente na Revista Oficial do Windows #29

Acidentalmente, você deletou uma pasta com as fotos do último Natal com a família e limpou a Lixeira. Pode ter perdido a pasta com suas músicas preferidas ou pior: os relatórios daquela importante reunião. Pode acontecer com qualquer um e estragar o dia de vez. Mas não é fim do mundo. Arquivos deletados de maneira "aparentemente definitiva" podem ser recuperados pelo programa Recuva. Com o Recuva, você varre todo o conteúdo de discos rígidos ou memory cards para recuperar seus arquivos. Confira como proceder.

Passo a passo | Recuperando arquivos deletados

Img1

1. Download e instalação do Recuva
O primeiro passo é acessar o site do Recuva e fazer o download do programa. Clique no ícone Download. Inicie a instalação clicando duas vezes no programa baixado. A instalação é bem simples, bastando que você defi na o local da instalação e outras opções de praxe. Com a instalação feita, inicie o programa na Área de Trabalho com um duplo clique sobre o ícone do Recuva.

Img2

2. Apontando o tipo do arquivo
O Recuva é iniciado com um assistente que facilita o processo de procura dos arquivos perdidos. Na primeira tela, basta clicar em “Avançar”. Na tela seguinte, você refi na sua procura, indicando para o programa o tipo de arquivo perdido. Pode ser uma imagem, som, documento de texto ou um email. Se for um arquivo genérico ou se você não sabe o tipo do arquivo, clique na opção “Outros”.

Img3

3. Local de origem
Na próxima tela, você deve mostrar ao programa onde o arquivo estava antes de ser perdido. As opções de origem incluem cartão de memória, pasta Meus documentos, Lixeira ou alguma pasta do computador. Se você não tiver ideia de onde estava o arquivo, escolha a primeira opção.

Img4

4. Localização profunda

Na próxima tela, a opção para verificação profunda aparece. Ela faz uma varredura total e demorada pelo HD em busca de arquivos perdidos. Esse processo é mais eficiente e bem mais demorado. Acione essa opção apenas quando a verificação comum não encontrar seu arquivo.

Img5

5. Resultado da busca
Na tela seguinte, passado o tempo da busca, o Recuva mostra os resultados. No caso de imagens, por exemplo, o programa mostra um preview dos arquivos que podem ser recuperados. Caso seu arquivo não esteja no resultado, podemos refi nar a busca pelos arquivos deletados. Clique na opção Trocar para o modo avançado.

Img6

6. Busca avançada
O modo avançado possui várias opções que funcionam como filtros para aperfeiçoar suas buscas. Na tela de opções avançadas, é possível mudar o tipo de arquivo que você procura, o local da procura e, principalmente, ter conhecimento da condição dos arquivos que aparecem no resultado da busca. Realize a busca novamente caso você mude algum filtro ou opção.

Img7

7. Condição dos arquivos
Note que há círculos à esquerda da tela. Suas cores indicam a situação de cada arquivo que pode ser recuperado, já que os dados podem sofrer danos ao serem deletados ou sobrescritos. Verde indica que o arquivo está em excelente estado. Amarelo indica perda de dados e vermelho indica que o arquivo está bem corrompido.

Img8

8. Recuperando o arquivo
Caso você encontre o arquivo que estava procurando, selecione-o e clique em Recuperar. O programa pedirá que você aponte para ele o local de destino do arquivo. Mais de um arquivo pode ser recuperado por vez. Pronto! Aquela música, imagem ou arquivo que você que achava estar perdido foi recuperado.

 

Como pesquisar o conteúdo dos arquivos no Windows 7

Você é daqueles que guarda um arquivo e sequer sabe onde ele foi parar depois quando procura? Fica lá correndo pastas e vai, vai, vai e nada de encontrar? Pois bem o Windows tem a ferramenta de busca, além de procurar nos arquivos, a busca ainda pode lhe ajudar a encontrar o que o conteúdo dos arquivos mostram, isto mesmo.

Publicado em: 14 de julho de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Nícolas Müller

Você é daqueles que guarda um arquivo e sequer sabe onde ele foi parar depois quando procura? Fica lá correndo pastas e vai, vai, vai e nada de encontrar? Pois bem o Windows tem a ferramenta de busca, além de procurar nos arquivos, a busca ainda pode lhe ajudar a encontrar o que o conteúdo dos arquivos mostram, isto mesmo.

Digamos que você tenha digitado um pequeno texto e salvo o arquivo em um local onde não lembra mais, mas sabe que o título é “Eu gosto de comer chocolate”, pois bem faça a busca no Windows usando o título que você vai encontrar o arquivo.

Mas saiba que por padrão o Windows não traz esta opção ativa, pois torna a busca um tanto quanto mais lenta. Para ativar a busca, vamos seguir alguns poucos passos abaixo:

Passo 1 - acesse o Windows Explorer. Para isto vá em Iniciar -> Computador.

https://oficinada.net//imagens/coluna/3161//windows-1.jpg


Passo 2 - Com a janela do windows explorer aberta, clique sobre o botão organizar -> opções de pasta e pesquisa, conforme imagem abaixo:
https://oficinada.net//imagens/coluna/3161//windows-2.jpg


Passo 3 - Ao apertar sobre o botão abrirá uma janela com 3 guias, Geral, Modo de Exibição e Pesquisar. Clique sobre a aba pesquisar, e na caixa O que pesquisar marque a opção: Sempre pesquisar nomes de arquivos e conteúdo, conforme tela abaixo.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3161//windows-3.jpg


Como o aviso já mostra a busca pode demorar mais tempo para ser realizada, mas com certeza você terá um resultado melhor.

E chegamos ao fim deste tutorial, foi rápido simples e as dicas são boas para quem está começando.

 

Qual a importância de desfragmentar o HD?

Você sabe pra que serve e qual a importância de se desfragmentar o HD do seu PC? Saiba porque é aconselhável e necessário desfragmentar o seu disco rígido e como fazer isso.

Publicado em: 30 de maio de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Phablo Márcio

Durante o seu tempo de uso no PC há uma série de leituras e gravações feitas em seu disco rígido, com o tempo essas movimentações geram fragmentos de arquivos, uma espécie de "sujeira", isso se deve a movimentação dos arquivos que fragmenta - digamos que divide os arquivos - os mesmos, isso vai se acumulando e torna o acesso aos arquivos do HD mais lenta e sem falar que força demais o hardware forçando-o excessivamente e assim diminuindo a vida útil do mesmo.

Outra coisa importante é a questão do acesso aos dados que ficam armazenados no HD, quando o mesmo está muito fragmentado o acesso se torna difícil porque o sistema demora mais do que o normal para encontrar os pedaços do arquivo - já que está fragmentado - a solução para isso tudo é desfragmentar o disco rígido, esse procedimento "junta" os fragmentos dos arquivos facilitando e aumentando a velocidade de acesso aos arquivos. Como é nativo no windows 7 e versões anteriores a Microsoft disponibiliza uma ferramenta de desfragmentação que pode ser utilizada tranqüilamente e que é bastante eficaz, quando você faz esse procedimento imediatamente percebe-se a melhora na performance do PC.

Agora irei mostrar como fazer a desfragmentação no Windows 7, no XP as etapas são exatamente as mesmas, o que muda é apenas a "forma visual" como você vê nos dois sistemas - no Windows 7 o desfragmentador mostra em porcentagem e no XP o desfragmentador mostra em forma de barras ilustrativas.

 

Como desfragmentar o HD no Windows 7


Para começarmos vá em "Computador", após abrir você verá uma tela parecida com essa.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image1.jpg

Aqui eu estou usando um notebook que tem duas partições, uma dedicada ao sistema e outra dedicada a arquivos, as partições levam esses respectivos nomes, enfim, vamos continuar, dê um clique em cima de qualquer uma das partições - caso você tenha mais de uma, se tiver só uma clique na mesma - depois clique com o botão direito, apareceram várias opções, selecione a última da lista: "Propriedades", seguindo a imagem abaixo:
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image2.jpg

Logo após ter selecionado a opção "Propriedades" como dito anteriormente irá aparecer uma pequena página com várias opções diferentes e com diferentes informações, agora sem sair do foco procure pela aba "Ferramentas" e clique nela como mostra a imagem.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image3.jpg

No passo seguinte você verá na aba que existem três opções, a primeira para verificar erros no disco, a segunda que é a que devemos utilizar - desfragmentação - e a terceira que é a ferramenta de backup, clique no botão "Desfragmentar agora..." como mostrado abaixo.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image4.jpg

Agora irá aparecer a ferramenta de desfragmentação, no Windows 7 ela não possui a visualização de barras coloridas como no Windows XP, nessa versão é apenas dada a porcentagem de arquivos fragmentados existentes no HD, mas enfim, agora selecione qual partição deseja desfragmentar e clique em "Desfragmentar disco" e o processo será iniciado, mas caso deseje primeiro saber a porcentagem de arquivos fragmentados clique em "Analisar disco" e será feita uma analise e mostrado a porcentagem de arquivos fragmentados como mostra a imagem seguinte.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image5.jpg

Na imagem acima há apenas 1% de arquivos fragmentados, depois de ter feito a analise foi feita a desfragmentação que durou cerca de 6 minutos - talvez um pouco mais - e assim que foi concluída utilizei o Ccleaner para fazer a limpeza de arquivos temporários e a limpeza do registro para fechar com chave de ouro o trabalho e o resultado está na imagem abaixo.
https://oficinada.net//imagens/coluna/3055/td_image6.jpg



Uma pequena dica que eu deixo aqui é a seguinte: para aqueles que tem um pouco mais de conhecimento técnico e querem uma desfragmentação "absurdamente completa" sugiro o uso do Auslogic Disc Defrag que é uma ferramenta utilizada por mim e por outros profissionais - que eu conheço - justamente por fazerem um trabalho mais minucioso do que a ferramenta nativa do Windows.

Abraço, muito obrigado pela atenção e até a próxima.

 

Problemas com seu PC? Veja algumas causas e possíveis soluções

Veja aqui alguns problemas comuns em computadores e suas possíveis soluções. Você já teve algum tipo de problema com seu computador, seja ele travando, reiniciando ou até mesmo desligando do nada? Claro! Creio eu que todo mundo que possui computador já teve pelo menos uma vez na vida algum tipo de problema.

Publicado em: 19 de maio de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Phablo Márcio

Olá, aqui estou eu mais uma vez para compartilhar um pouco da minha infinita ignorância e mínimo saber, bom, para começar vou fazer uma pergunta; você já teve algum tipo de problema com seu computador, seja ele travando, reiniciando ou até mesmo desligando do nada? Claro! Creio eu que todo mundo que possui computador já teve pelo menos uma vez na vida algum tipo de problema, aqui irei apresentar alguns probleminhas bem comuns e também possíveis soluções para esses problemas - possíveis soluções porque o problema pode ser outro semelhante - agora vamos começar os relatos "dolorosos" de um usuário de computadores.

 

1º - Meu PC fica reiniciando sozinho, e agora?


Para respondermos essa questão vamos dar duas possíveis causas, para explicar a primeira vou lhe fazer uma perguntinha: Quando foi a última vez que você limpou seu computador? Ahh, faz 1 ano mais ou menos. Ok, encontramos a primeira possível causa do problema. Como todos nós sabemos o computador tem um processador, esses mesmo ao ser utilizado gera calor devido a corrente elétrica que passa por ele e também devido o deslocamento de elétrons para que haja o processamento, para amenizar esse calor é utilizado uma peça fundamental do PC chamado dissipador de calor, cujo qual tem a função de eliminar o calor que vem do processador e mantê-lo "frio", mas para melhorar essa capacidade de resfriamento existe a pasta térmica que é uma pasta colocada entre o processador e o dissipador de calor e essa pode ser uma das causas do nosso problema.

Acontece que com o passar do tempo de uso e o uso diário constante essa pasta que ajuda a transferir todo o calor do processador para o dissipador acaba se desgastando e vira uma espécie de "massa" endurecida e com isso ela acaba fazendo o efeito contrário e retém muito calor evitando o resfriamento do processador. Tá Phablo, e o que isso tem haver com o PC reiniciando? Simples. Algumas placas mãe tem uma configuração que evita que o processador queime e danifique a placa mãe, isso ocorre porque na configuração está o limite máximo de temperatura que o processador deve alcançar, ao ultrapassar esse nível ela reinicia sozinha para evitar danos maiores, por isso sempre que atinge uma certa temperatura seu PC reinicia do nada.

Então qual a solução? A solução é: Primeiramente, procure uma técnico competente caso não saiba "mexer" com hardware, caso contrário faça você mesmo, faça uma boa limpeza, tire toda a poeira, teias de aranha e sujeira que tiver no interior do PC, uma boa dica para fazer isso de forma rápida é utilizar um secador de cabelos - mas tem que ser de um certo modelo que dá a opção de desligar o ar quente, pois esse ar quente pode danificar a placa - ou um ventilador bem forte, após ter feito essa limpeza geral está na hora de trocar a pasta térmica, utilize uma flanela ou um pedaço de pano para tirar a pasta ressecada - ao tirar a pasta do processador é recomendável descarregar parte da energia estática do corpo segurando em alguma metal que esteja ligado ao solo ou que possua algum tipo de aterramento - depois faça o mesmo para tirar do processador primeiro tirando ele do soquete, segurando ele pelas laterais e evitando pegar nos contatos embaixo do processador, após ter tirado toda a pasta térmica coloque o processador de volta no lugar, trave-o no soquete e passe a pasta térmica em pouca quantidade e fazendo movimentos circulares, faça o mesmo com o dissipador de calor, encaixe-o na placa mãe, ligue-o no contato correto e faça o teste.


2º - Meu PC demora séculos para iniciar por completo


Muitas pessoas sofrem de um problema extremamente comum que é a lentidão ao ligar o PC, geralmente isso acontece com pessoas que tem muitos programas instalados no computador, quando o PC é ligado ele passa pelo boot, que é uma espécie de identificação de todos os hardwares do PC, após isso acontecer - acontece de forma bem rápida, quase instantânea em algumas máquinas - o sistema operacional irá iniciar, no XP aparece aquela tela azul dizendo: "Seja Bem Vindo" e muitas vezes demora bastante nessa parte e depois que a área de trabalho aparece continua aquela lentidão toda, isso acontece devido o início de vários programas juntamente com o SO, alguns bem comuns são: o Nero, o Daemon Tools, algumas versões do Winrar, algumas versões do Power DVD e uma infinidade de programas, mas junto com esses chatinho vem também os importante como os drivers da máquina, só que somando tudo isso ao mesmo tempo a máquina demora muito para iniciar todos os processos, agora você me pergunta, e o que eu faço? Eu não posso excluir esses programas porque eu uso eles regularmente. A resposta é simples, vamos iniciar somente os necessários como o Anti Vírus, drivers do SO e nada mais. Mãos a obra!

Aqui nesse tutorial vou utilizar o Windows 7, mas o processo é o mesmo no Windows XP.

Vamos lá, primeiramente vá em menu "iniciar" e na barra de pesquisa digite o seguinte comando: MSCONFIG - digite em letra minuscula - assim que terminar de digitar tecle "ENTER" como mostra a imagem abaixo:
https://oficinada.net//imagens/coluna/3020//image1.jpg

Após ter feito isso aparecerá uma janela com algumas opções, depois clique em "Inicialização de Programas" como mostra a imagem abaixo:
https://oficinada.net//imagens/coluna/3020//td_image2.jpg

Nessa aba aparecerá a lista com todos os programas e aplicativos que iniciam junto com seu SO, aqui no teste eu identifiquei todos os aplicativos desnecessários pelo nome como por exemplo o Acrobat, Adobe Updater, Steam, QuickTime e outros, todos esses aplicativos eu utilizo no dia-a-dia, mas não há a necessidade deles iniciarem juntamente com o sistema, já que na hora que eu precisar eu vou abri-los, um conselho que eu dou é o seguinte, deixem apenas os programas de Drvier, Anti-virus e ferramentas do sistema marcadas, o resto desmarquem - aquelas que você tiver dúvida sobre o que é deixe do jeito que estava - assim que você desmarcar todos os desnecessários clique em "Aplicar" como mostrado abaixo
https://oficinada.net//imagens/coluna/3020//td_image3.jpg

Quando você clicar em "Aplicar" irá aparecer uma outra janela perguntando se deseja reiniciar o PC ou não, antes de escolher qual opção você quer clique no box.

 

Teclas de atalho do Windows 7

Vou está apresentando aqui dicas de atalho para o Windows 7, bem interessantes e úteis. São novas teclas de atalho que é possível usá-las somente no windows 7 e também vou está abordando algumas outras que já existiam no Windows XP e no Vista.

Publicado em: 12 de maio de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Lauro

Confira uma sequência de atalhos do windows 7. São novas teclas de atalho que é possível usá-las somente no windows 7 e também vou está abordando algumas outras que já existiam no Windows XP e no Vista.

Windows + Seta para cima – Maximiza a janela;

Windows + Seta para baixo - Restaura a janela, se maximizada. Se não estiver maximiza, o comando minimiza a janela;

Windows + Seta para esquerda - Alinha a janela atual à esquerda da tela;
 

https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/1.jpg


Windows + Seta para direita - Alinha a janela atual à direita da tela;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/2.jpg


Windows + “+”- Aumenta o zoom da tela;

Windows + “-” - Diminui o zoom da tela;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/3.jpg


Com esses dois comandos acima (Windows + “-“ e Windows + “+”), é possível usar o zoom em todo o desktop ou apenas em um pequeno espaço retangular, como mostra a imagem acima.

Windows + P – Abre o menu mostrando opções de monitores/projetores;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/4.jpg

Windows + Home – Minimiza - restaura todas as janelas, menos a atual;

Windows + Barra de espaços - Torna todas as janelas transparentes para você visualizar a Área de trabalho;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/5.jpg

Windows + Shift + Esquerda – Move a janela atual para o monitor da esquerda, em caso de haver mais de um monitor no mesmo computador;

Windows + Shift + Direita - Move a janela atual para o monitor da direita, em caso de haver mais de um monitor no mesmo computador;

Alt + P – Mostra ou esconde a janela de pré-visualização no Windows Explorer;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/6.jpg


Win+Tab – Pré-visualização 3D das janelas abertas;
Ctrl + Windows + Tab – Também traz uma pré-visualização 3D das janelas abertas, porém essa visualização continua aberta mesmo soltando as teclas;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/7.jpg


Windows + [número] – Executa os programas da barra de tarefas de acordo com o número ordenado. Por exemplo, se eu apertar “Windows + 3”, de acordo com a imagem abaixo, o programa executado será o Internet Explorer;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/8.png


Windows + T – Mostra mini-visualizações dos aplicativos sendo executados na barra detarefas sem ser necessário passar o mouse por cima deles;
https://oficinada.net//imagens/coluna/3007/9.jpg


Agora alguns atalhos já conhecidos no Windows XP e Vista.
  • Alt+F4 – • Alt+Tab – Alterna a visualização entre as janelas abertas;
  • Alt+ esquerda - Volta à janela anterior;
  • Alt+ direita - Avança para a janela seguinte (caso tenha voltado);
  • Ctrl+ Roda do mouse – Troca o tamanho ou modo da visualização atual.
  • F1 – Abre os tópicos de ajuda;
  • Windows + D – Restaura todas as janelas e mostra a Área de trabalho;
  • Windows + E – Abre o Windows Explorer;
  • Windows + F – Para iniciar uma nova pesquisa no Windows (não confundir com “Ctrl + F”);
  • Windows + L – Coloca o computador em modo de espera
  • Windows + M - Minimiza todas as janelas;
  • Windows + Pause Break – Abre as “Propriedades do sistema”;
  • Windows + R – Abre a caixa de diálogo “Executar”;
  • Windows + U – Abre o Gerenciador de utilitários;


Gente só queria fazer uma colocação é que os atalhos abordados aki são os principais para a melhor usabilidade do Sistema Operacional, mas existem vários outros que seria quase impossível aborda-los.

 

Como Instalar o Java (Máquina Virtual) no Windows?

O que é o Java? O Java permite que você jogue on-line, converse com pessoas do mundo inteiro, calcule a taxa de juros de um financiamento e veja imagens em 3D, apenas para citar alguns exemplos. Ele também faz parte dos aplicativos de intranet e de outras soluções de e-business que formam a base da computação corporativa.

Publicado em: 6 de abril de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: André Felipe dos Santos Prior

Sumário



Utilize o Sumário  para obter melhor resultado na leitura, selecionando os conteúdos de interesse o leitor ganha tempo.

1) O que é o Java?
2) Saiba mais sobre a tecnologia Java
3) Como Instalar o Java online para o Internet Explorer
4) Quais são os Requisitos
5) Downloads do Java para todos os Sistemas Operacionais
6) Preciso ter varias versões do JRE no sistemas – Posso remover versões anteriores?
7) Instruções de desinstalação do Java Runtime Environment para Windows
8) Atualizando o Java
9) Tenho o java?
10) Conclusão

Nota: O material em texto abaixo foi retirado do site Java.com e teve imagens anexadas ao conteúdo para auxiliar nas dificuldades dos usuários durante a instalação deste ótimo aplicativo.


1. O que é o Java?


O Java permite que você jogue on-line, converse com pessoas do mundo inteiro, calcule a taxa de juros de um financiamento e veja imagens em 3D, apenas para citar alguns exemplos. Ele também faz parte dos aplicativos de intranet e de outras soluções de e-business que formam a base da computação corporativa.


2. Saiba mais sobre a tecnologia Java


Até hoje, a plataforma Java já atraiu mais de 6,5 milhões de desenvolvedores de software. É utilizada em todos os principais segmentos da indústria, estando presente em uma ampla gama de dispositivos, computadores e redes. Sua versatilidade, eficiência, portabilidade de plataforma e segurança fazem dela a tecnologia ideal para a computação em rede. A tecnologia Java está em todo lugar! Ela pode ser encontrada em laptops, datacenters, consoles de jogo, supercomputadores científicos, telefones celulares e até na Internet.

A tecnologia Java está presente em mais de 4,5 bilhões de dispositivos, incluindo:

  • Mais de 800 milhões de PCs
  • 2,1 bilhões de telefones celulares e outros dispositivos portáteis (fonte: Ovum)
  • 3,5 bilhões de cartões inteligentes
  • Além de set-top boxes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, guichês de pagamento de estacionamento etc.

Para conhecer os locais de aplicação do Java in Action em sua vida diária, explore o site java.com.


3. Como posso instalar o Java on-line para Internet Explorer?


Este artigo aplica-se a:

  • Plataforma(s): Vista, Windows XP, Windows 7, Windows 2000, Windows 2003, Windows 2008 Server
  • Navegador(es): Internet Explorer 6.x, Internet Explorer 7.x, Internet Explorer 8.x
  • Versão(ões) do Java: 6.0, 6u10+



Download e instalação


É recomendável que você desative o firewall da Internet antes de continuar com a instalação on-line. Em alguns casos, as configurações padrão do firewall estão definidas para rejeitar instalações automáticas ou on-line, como a do Java. Se o firewall não estiver configurado corretamente, talvez ele atrase a operação de download/instalação do Java sob certas condições. Consulte o seu manual específico para obter instruções sobre como desativar seu firewall da Internet.

1.Acesse Java.com e clique no botão Download gratuito do Java
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//td_img001.jpg


2.Na página de download do Internet Explorer, clique no botão de download para iniciar o processo de instalação.

3.A caixa de diálogo File Download (Download de arquivo) é exibida, solicitando que você execute ou salve o arquivo do download
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947/img002.jpg


•Para executar o instalador, clique em Executar.
•Para salvar o arquivo para instalação posterior, clique em Save (Salvar).

Selecione a localização da pasta e salve o arquivo no sistema local.
Dica: salve o arquivo em um local do computador que seja fácil de acessar, como a área de trabalho.Para iniciar o processo de instalação, clique duas vezes no arquivo salvo.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947/img003.jpg


4.O processo de instalação será iniciado. O instalador apresenta uma opção para exibir o contrato de licença. Clique no botão Instalar para aceitar os termos de licença e continuar com a instalação.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img004.jpg

https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img005.jpg

https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img006.jpg


5. A Oracle é parceira de algumas empresas que oferecem diversos produtos. O instalador poderá apresentar uma opção para instalar esses programas quando você instalar o Java. Depois de verificar se os programas desejados foram selecionados, clique no botão Avançar para continuar com a instalação.

6.Algumas caixas de diálogo confirmam as últimas etapas do processo de instalação. Clique em Fechar na última caixa de diálogo.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img007.jpg


NOTA: Talvez seja necessário reiniciar (fechar e reabrir) seu navegador para ativar a instalação do Java.


4.Quais são os requisitos


No link abaixo, encontra-se a lista completa de Sistemas Operacionais e Navegadores que dão suporte ao JRE.
Clique Aqui
Este artigo aplica-se a:
Plataforma(s): Todas as plataformas
Versão(ões) do Java: 6.0


5. Downloads do Java para todos os sistemas operacionais


No link abaixo encontra-se a lista de downloads para os respectivos Sistemas Operacionais que suportam o JRE.
Este artigo aplica-se a:
Plataforma(s): Todas as plataformas
Versão(ões) do Java: 6.0

6. Preciso ter várias versões do JRE instaladas no sistema - posso remover as versões anteriores?


Este artigo aplica-se a:
Plataforma(s): Todas as plataformas
Versão(ões) do Java: Todas as versões do JRE

Sim, você pode remover do seu sistema versões mais antigas do Java seguindo as instruções na: página de instruções sobre desinstalação do Windows Java. A versão mais recente do Java é sempre a recomendada por conter atualizações e aprimoramentos das versões anteriores. A versão mais recente disponível é sempre compatível com as versões anteriores. Você pode manter as versões anteriores do Java instaladas caso tenha um applet/aplicativo que ainda dependa de uma versão anterior.

Para fazer download da versão mais recente recomendada, visite:
Download do Java.

Nota: Informe o provedor/desenvolvedor do applet sobre essa condição. Eles deverão corrigir o código para assegurar a compatibilidade com todas as versões do Java.

7. Instruções de desinstalação do Java Runtime Environment para Windows


Este artigo aplica-se a:
Plataforma(s): Windows 7, Vista, Windows XP, Windows 2003, Windows 2000, Windows 98, Windows ME
Versão(ões) do Java: 1.4.2_xx, 1.5.0, 6.0

Para desinstalar o Java Runtime Environment (JRE) do sistema, use o utilitário Adicionar ou remover programas no Painel de controle do Microsoft Windows.
1. Clique em Iniciar.
2. Selecione Configurações.
3. Selecione Painel de controle.
4. Clique duas vezes no ícone Adicionar ou remover programas no painel de controle.
5. A opção Adicionar ou remover programas, no painel de controle, mostra uma lista de todo o software instalado no sistema, inclusive os produtos de software Java existentes no computador. Para selecionar o software que você deseja desinstalar, clique nele. Em seguida, clique no botão Remover.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img09.jpg


Nota:
Se o processo normal de desinstalação (conforme mencionado acima) falhar, tente usar o utilitário Microsoft Windows Installer Cleanup. Essa ferramenta assegura a remoção de todos os registros irrelevantes do Java Runtime Environment no Microsoft Installer (msi). Informações detalhadas e links para download estão disponíveis em: Descrição do utilitário Windows Installer CleanUp


Instruções de remoção:


Faça o download do arquivo utilitário Microsoft Installer Clean Up e salve-o na área de trabalho. Clique duas vezes no arquivo executável. A instalação será iniciada. Siga as instruções indicadas. Assim que a instalação for concluída, clique em Iniciar -> Programas -> execute o utilitário Windows Installer Clean Up. Será exibida a caixa de diálogo do utilitário Windows Installer Clean Up. Na lista de produtos instalados, selecione a versão do JRE que você deseja remover. Clique em Remove (Remover) e em Exit (Sair).


Atualizando o Java


É comum que em computadores que já possuem o JRE seja solicitado o Update. O próprio software se encarrega de solicitar a permissão para o usuário e faz o download da versão mais recente para instalação.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img10.jpg


Então inicia-se o processo de instalação assim como visto em tópico anterior.
https://oficinada.net//imagens/coluna/2947//img011.jpg


9. Tenho o java?


Para saber se você já possui ou instalou com exito o aplicativo do JRE, basta acessar o link "Tenho o java" na página inicial do Java.com ou Clicar Aqui.


10. Conclusão


O aplicativo JRE, é a base de muitas Ferramentas Web. A versão mais recente do Java é disponível para a maior parte dos Sistemas Operacionais e Navegadores e é utilizada por desenvolvedores nas mais diversas aplicações. Os requisitos para instalação são baixos até mesmo porque em suas versões atende dispositivos móveis e aparelhos de uso doméstico. A instalação é simples e sua desinstalação também não requer conhecimentos técnicos avançados.
Por fim, espero que este artigo tenha sido útil pois foi um prazer repassar as informações.

Até o próximo artigo!


 

Como deixar o Windows 7 ainda mais rápido?

Como todos sabem o Windows 7 já é conhecido por ser rápido e muito eficiente, muito mais que seu companheiro da Microsoft, o Windows Vista. Porém, há maneiras de deixá-lo ainda mais veloz. Acompanhe a seguir dicar que poderão auxiliá-lo a deixar seu sistema operacional ainda mais veloz.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2011  |  Canal: Windows  |  Autor: Rafaela Pozzebon

Como todos sabem o Windows 7 já é conhecido por ser rápido e muito eficiente, muito mais que seu companheiro da Microsoft, o Windows Vista. Porém, há maneiras de deixá-lo ainda mais veloz. Acompanhe a seguir dicas que poderão auxiliá-lo a deixar seu sistema operacional ainda mais veloz.

1ª Dica: Faça a alteração dos efeitos visuais:
1 - Clique no botão direito mouse em cima do ícone que diz “Computer”, após clique em “Properties”;
2 - Na janela que se abriu, clique em “Advanced system settings”;
3 - Agora clique em “Settings”, da caixa “Performance”;
4 - Neste momento você precisa escolher a opção “Adjust for best performance”. Após este passo, selecione uma das opções que desejar.

2ª Dica: Nunca deixe guardado a lista dos programas e ficheiros que foram usados recentemente:
1 - Você precisa clicar com o botão direito do mouse na “Barra de Ferramentas”, após, clique em “Properties”;
2 - Neste momento você precisa clicar em “Start Menu”, neste passo terá que desativar as opções de privacidade.

3ª Dica: Mude a configuração do sistema:
1 - No campo de pesquisa do “Iniciar”, escreva a palavra “msconfig”;
2 - Na aba chamada “Boot”, olhe se a opção “Windows 7” está marcada;
3 - Neste momento clique no botão “Advanced options”, após, marque a opção que diz “Number of processors”. Agora clique no máximo de processadores que aparecer;
4 - Agora marque a opção “No GUI boot.

4ª Dica: Use uma cor única ao invés de um papel de parede:
1 - Você precisa clicar com o botão direito do mouse no “Ambiente de trabalho”, após clique em “Personalize”;
2 - Agora clique no “Desktop Background”;
3 - Onde aparece a caixa de seleção “Picture Location”, opte por “Solid Colors”. Após é necessário escolher a cor para o fundo da tela.

5ª Dica: Não deixe mostrar o tamanho da pasta sempre que o mouse passar em cima:
1 - Abra o “Explorador do Windows”;
2 - Agora é necessário clicar em “Organize”, e mostrará o menu. Após isto, clique em “Folder and Search options”;
3 - Agora é necessário ir para “View”. Neste momento será necessário desativar a opção “Display file size information in folder tips”.

6ª Dica: Desative os sons do Windows 7:
1 - Vá para o menu “Iniciar” e clique em “Control panel”;
2 - Agora clique em “Hardware and Sound”;
3 - Neste momento você precisa clicar em “Change Sustem Sounds”;
4 - Por último, em “Sound Scheme”, escolha a opção “No Sounds”.

7ª Dica: Desative as funcionalidades do Windows:
1 - Vá para o menu “Iniciar” e clique em “Control Panel”;
2 - Agora clique em “Programs”;
3 - Neste momento clique em “Turn Windows features on or off”;
4 - Na última etapa é necessário desmarcar todas as funcionalidades desnecessárias à você.

Estas são as sete dicas que certamente deixarão seu Windows 7 ainda mais veloz. Espero ter contribuído!